ADM teoria e pratica no contexto brasileiro Capítulo 3
1. O ambiente influencia na ação gerencial ?
Para uma análise completa, tanto a visão onipotente como a visão simbólica da administração devem ser levadas em conta, pois não basta as empresas administrarem com boas ideias, percepção de oportunidades de mercado e criatividade, elas sempre vão estar sujeitas a mudanças na economia, no mercado, nas políticas governamentais e a ações de concorrentes. O mais importante é gerir uma empresa de uma maneira que influencia as mudanças do mercado e não apenas reage a eles.
2. “Ambiente organizacional” refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas quanto internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. A teoria dos sistemas é a base para a análise ambiental, a qual é utilizada para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações. Portanto, é de vital importância para a administração das organizações.
3. A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, símbolos e cerimônias. A cultura organizacional diferencia uma organização da outra uma vez que ela se refere à rede de concepções, normas e valores que são tomados por certos e que permanecem submersos à vida organizacional. Sua importância é relacionada no que se refere ao padrão de crenças e pressupostos básicos partilhados por um grupo definidos de pessoas e construídos a partir de suas respostas continuadas a problemas de adaptação externa e integração interna, cuja eficácia as torna, na percepção do grupo, a forma correta de perceber, pensar e sentir esses problemas.
Os seus níveis são:
- Artefatos: todas as coisas que as pessoas podem ver e ouvir dentro da empresa
- Valores: define o que é certo e o que é errado dentro da empresa
- Pressupostos Básicos: determinam como os membros da organização percebem, sentem e pensam
Os seus elementos são:
-