Adm. Qualidade
Como definir qualidade?
Qualidade é uma palavra que faz parte do dia-a-dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em todos os aspectos da vida das pessoas. Há muitas definições para a ideia da qualidade. As mais importantes são as seguintes: * Excelência: O melhor que se pode fazer. O padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação. * Valor: Qualidade como luxo. Maior número de atributos. Utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro. O valor é relativo, dependem da percepção do cliente, seu poder aquisitivo e sua disposição para gastar. * Especificações: Qualidade planejada. Projeto do produto ou serviço. Definição de como o produto deve ser. *Conformidade: Grau de identidade do produto ou serviço e suas especificações. *Regularidade: Uniformidade. Produtos ou serviços idênticos. *Adequação ao Uso: Qualidade de projeto e ausência de deficiências. Há dois significados que englobam as definições anteriores:
Qualidade de projeto que compreende as qualidades do produto que atendem às necessidades ou interesses do cliente. E ausência de deficiências onde as deficiências nos produtos ou serviços compreendem as falhas no cumprimento das especificações; quanto menor o número de falhas, mais alta é a qualidade do ponto de vista da ausência de deficiências.
Custos da qualidade e da falta de qualidade
A qualidade dos produtos e serviços exige investimentos para ser alcançada e mantida. Os custos de qualidade agrupam-se em duas categorias: *Custos de Prevenção – Custos de evitar a ocorrência de erros e defeitos.
*Custos de Avaliação – Custos de aferição da qualidade do sistema de produção de bens e serviços. E a falta de adequação ao uso acarreta prejuízos ao