Adm publica
Maurício Teles mauricioteles.prof@gmail.com 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
3 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras.
4 Gestão de processos.
5 Gestão de contratos.
6 Planejamento Estratégico.
7 Noções de processos licitatórios.
1
I - Divisão do Trabalho
II - Especialização
III - Hierarquia
IV - Distribuição da autoridade e da responsabilidade
V - Racionalismo
I - Divisão do Trabalho
◦ O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção.
◦ Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.
2
II - Especialização
◦ A especialização do trabalho proposta pela Administração Científica constitui uma maneira de aumentar a eficiência e de diminuir os custos de produção. ◦ Simplificando as tarefas, atribuindo a cada posto de trabalho tarefas simples e repetitivas que requeiram pouca experiência do executor e escassos conhecimentos prévios, reduzem-se os períodos de aprendizagem, facilitando substituições de uns indivíduos por outros, permitindo melhorias de métodos de incentivos no trabalho e, conseqüentemente, aumentando o rendimento de produção.
III - Hierarquia
◦ Uma das conseqüências do princípio da divisão do trabalho é a diversificação funcional dentro da organização. Porém, uma pluralidade de funções desarticuladas entre si não forma uma organização eficiente.
◦ Como decorrência das funções especializadas, surge inevitavelmente a de comando, para dirigir e