ADM nas pequenas empresas
Os incentivos salariais têm como objetivo recompensar funcionários com bons desempenhos, como, por exemplo, os bônus e participação em resultados. Eles são componentes variáveis de salário que pretendem recompensar elevados desempenhos, ou seja, o alcançar ou superar um conjunto de objetivos previamente fixados, por acordo entre a empresa e o empregado, estimular comportamentos alinhados com os objetivos da empresa e reter e motivar pessoas. Para serem eficazes têm que assentar num contrato psicológico de desempenho, estabelecido entre a empresa e o trabalhador, podendo tornar-se ineficazes e atingir os resultados contrários (CAMARA, 2000).
Uma das maneiras de facilitar a vida dos funcionários é oferecer-lhes benefícios e serviços que, não sendo proporcionados pela organização, teriam de ser comprados no mercado com o salário recebido. Os benefícios e serviços aos funcionários são formas indiretas da compensação total. O salário pago em relação ao cargo ocupado representa apenas uma parcela do pacote de recompensas que as organizações oferecem ao seu pessoal. Considerável parte da remuneração é feita através da oferta de benefícios e serviços sociais aos funcionários. Os benefícios, também denominado remuneração indireta são concedidos através de férias, seguro de vida, transporte subsidiados (CHIAVENATO, 2008).
A remuneração não visa apenas recompensar os funcionários pelo seu trabalho e dedicação, mas tornar a sua vida mais fácil e agradável, pois uma vez que realiza o trabalho, ele quer igualmente ser reconhecido, e a