ADM FINANCEIRA E ORCAMENTARIA
1123 palavras
5 páginas
1.0 – INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da gestão financeira e orçamentária na administração hospitalar. Abordaremos um tipo de estrutura organizacional de hospital, onde explanaremos sobre os cargos responsáveis pelo planejamento e execução da gestão financeira, mostrando a importância de gestores específicos nesta área, e também a necessidade da gestão orçamentária eficaz nos dias de hoje. 2.0 ORGANOGRAMAEste organograma representa a unidade estrutural da organização, onde cada departamento tem uma gerência específica, para que todas as necessidades sejam tratadas com o real cuidado e atenção.
2.1 – APRESENTAÇÃO DOS CARGOS DE GESTÃO FINANCEIRA A Gestão Financeira cuida da economia e das finanças da entidade hospitalar onde, independente de ser uma entidade pública ou privada, os recursos financeiros devem ser bem geridos. Por estes serem escassos, o serviço de Gestão Financeira é um dos mais importantes e sensíveis de um hospital.
O Gestor Financeiro é o profissional que coordena diversos setores ligados ao controle e planejamento dos gastos, como, neste caso, a tesouraria, que é a seção responsável pelo planejamento financeiro, gerenciamento de crédito, captação de recursos, administração de caixa, tomada de decisão de desembolso e despesas de capital e o setor de execução de orçamento que cuida da utilização de recursos financeiros. Serão recrutados também, para atuar neste Setor, profissionais como Assistente Financeiro, Consultor em Planejamento Financeiro, Assistente Fiscal, Controler Fiscal, Analista de Planejamento Financeiro, entre outros cargos ligados á gestão de finanças e orçamentos.
3.0 – A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NA SAÚDE
O orçamento é um método que disponibiliza a empresa, uma investigação, para que então sejam tomadas decisões. Elas mostram uma forma de controlar e planejar as operações. Explanando os pontos positivos e os negativos, para que se possa fazer mudanças e melhorias,a partir