Adm Finaceira
CÁLCULO DO CAPITAL DE GIRO1
Pâmela Marcelino Araújo2
Eurípedes Bastos Siqueira3
RESUMO
O mercado apresenta alto nível de competitividade e inovações. Segundo dados do Sebrae
(2011) uma das principais causas de mortalidade das empresas de pequeno e médio porte é resultado de uma má gestão do capital de giro. Desse modo este artigo tem como objetivo principal demonstrar o cálculo do capital de giro. A metodologia foi fundamentada na leitura de livros, revistas, artigos e sites. No primeiro momento é abordada a administração financeira, e a definição do capital de giro. Em seguida é realizada a exposição sobre o ciclo operacional, a demonstração da necessidade e a relevância da administração do capital de giro a diferença entre capital de giro próprio e de terceiros e por fim é desenvolvida a metodologia de cálculo do capital de giro. Assim este trabalho demonstra como realizar o cálculo do capital de giro e se a empresa o fizer terá chances de sobreviver em meio a esse mercado competitivo e garantir que essa sobrevivência gere resultados satisfatórios para o empresário.
Palavras Chaves: Administração financeira e Capital de giro.
1.0 INTRODUÇÃO
A importância da administração do capital de giro, foco deste artigo, é imprescindível para aqueles que visam à longevidade com lucratividade da empresa. Toda e qualquer empresa necessita consumir recursos e por este fato sustentar suas atividades, efetuando o controle entre entradas e saídas no curto prazo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae (2011) a maior causa de mortalidade de empresas de pequeno e médio porte é por falhas gerencias e em especial a falta de preocupação com a administração do capital de giro. No primeiro ano de vida dessas empresas é comum a utilização de grande parte dos recursos para promover melhorias na
1
Artigo elaborado a partir de trabalho monográfico apresentado na Faculdade CESUC no primeiro semestre