Adm fac
Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre níveis de escolaridade e formações exigidos em editais de concursos públicos.
Assista ao vídeo ao lado
De acordo com Lia, muitos candidatos leem o edital, mas não conseguem entender se sua formação é aceita naquele concurso. O assunto que gera mais dúvidas é o curso tecnólogo.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
"Sou formado em tecnologia de logística e gostaria de saber se posso prestar concursos de nível superior. Já que o curso é reconhecido pelo MEC", pergunta o internauta Moacir Silva.
Segundo Lia, o internauta pode prestar concursos quando o edital exigir nível superior ou graduação de nível superior, desde que o curso tecnólogo seja reconhecido pelo MEC.
"Se o edital exigir licenciatura ou bacharelado, você não poderá concorrer", completa a especialista.
Assim, como já comentamos, você pode participar sim. Isso é uma excelente notícia, já que existe um pedido para mais de 600 vagas de auditor do trabalho aguardando autorização a qualquer momento", ressalta Lia.
(Após a gravação do vídeo, foi publicada a autorização para 100 vagas de auditor fiscal. Veja aqui)
Nível médio
"Quanto a formação, se o edital pede 'ensino médio completo' e minha formação é 'curso normal de formação de professores', um técnico do antigo 2º grau. Eu poderia participar do concurso?", indaga a internauta Cristiane Machado.
Lia lembra que o curso normal corresponde ao antigo 2º grau, que agora é o ensino de nível médio. Portanto, a internauta pode participar de concursos que exigem ensino médio