Adm Dos Sentidos
Eduardo Hoffmann
Elismar dos Santos
Jean Alberto dos Santos
Trabalho apresentado para obtenção parcial de notas no 2º período da matéria de Liderança e Gerência de Equipes do Curso de Gestão Comercial da Faculdade União de Campo Mourão sob a orientação do Professor Rosinaldo Nunes Cardoso.
Campo Mourão,
Setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho será expor a conceituação da palavra liderança, seu conceito e definição através da administração do sentido.
Será abordado a ligação entre liderança e as motivações intrínsecas e extrínsecas que se relacionam.
Assim o trabalho ajudará a entender como uma boa liderança pode desenvolver colaboradores e trazer um ambiento harmônico e promissor.
ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO
As organizações podem contar com líderes eficazes na proporção em que saibam escolher pessoas sensíveis que estejam atentas às expectativas dos seus seguidores e possuem recursos suficientes para atendê-las. Isso pressupõe estar motivado e voltado ao desenvolvimento do próprio potencial, no sentido de procurar sempre ser melhor no desempenho.
É fundamental que os colaboradores consigam entender o sentido do seu trabalho, para que as organizações possam contam com pessoas envolvidas e identificadas com seus próprios objetivos, ao mesmo tempo em que contribuem para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
É líder aquele que é capaz de traduzir para o seguidor o sentido da sua motivação, mostrando a diferença entre os benefícios extrínsecos e intrínsecos, ajudando-o a valorizar estes últimos como fonte de verdade e satisfação pessoal sobre o comportamento do seguidor. Porém, para ser líder não há uma receita pronta, é como o amor, a liderança continua a ser algo que todos sabem que existe, mas que ninguém pode definir” e conclui Kouzes e Posner (2001, p. 98) acreditam que “o mito mais prejudicial de todos