ADM de produção
PP2
Escolher um processo, que tenha um output principal e detalhar bem quais são os inputs necessários para o output escolhido.
A escolha do meu exemplo de processo se deu pela fabricação de papel, certa vez li um livro, ainda quando pequena, e achei muito interessante, por conta disso resolvi detalhar este processo.
Os principais inputs identificados no processo de transformação de uma fábrica de papel são: Celulose, tinturas, material químico, grande quantidade de água, operários e máquinas. Processo de fabricação do papel segundo Líria Alves, do site Brasil escola.
Colheita da matéria-prima
A árvore é decapitada (cortada) e transportada para o local de fabricação. Lá passa por um processo de limpeza (lavagem, retirada das cascas) e só então é dividida em cavacos de tamanhos pré-estabelecidos.
.Preparo da polpa
Os cavacos são cozidos em um digestor à temperatura de 160° C. Nessa etapa já se tem acesso a uma pasta marrom que pode ser usada para fabricar papéis não branqueados, ver Lignina na composição do papel.
Branqueamento
Os alvejantes (produtos químicos branqueadores) são adicionados à pasta marrom transformando-a em polpa branqueada.
Secagem e prensagem
A polpa de celulose é espalhada em uma tela de metal que roda entre diversos cilindros, a matéria é então seca e prensada até atingir a gramatura desejada para o papel a ser produzido. Aditivos
O papel já pronto pode passar ainda por tratamento com aditivos para adquirir outras características, vejam quais:
- Adiciona-se cola ao papel que será usado para impressão;
- A adição de argila torna a superfície do papel mais lisa e macia, tornando-o ideal para escrita. Assim ocorre o processo de transformação de inputs no output desejado, o papel.