adm.de producao
1. A GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS.
Com o processo de globalização, as nações mundiais estão tendo um aumento do comércio internacional. O Brasil tem, cada vez mais, utilizado o agronegócio como uma estratégia de inserção na economia mundial. As exportações brasileiras de produtos agrícolas vêmdesempenhando um importante papel no fornecimento de divisas e aumentando a renda doméstica, mas um problema visível da agroindústria para exportação está relacionado à logística. O Brasil apresenta no mercado mundial, vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos.
2. TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL.
2.1 Históricos do País Importador
A China é uma das civilizações mais antigas do mundo, documentos históricos mostram que o império chinês se formou após a unificação de varias cidades e estados por volta de 221 a.c.. A Grã Bretanha também tem uma forte influência na economia chinesa, pois os dois países assinaram o tratado de Nanquim em 1842, que possibilitou os britânicos residirem e trabalharem em certas cidades chinesas.
Em 1949 a China se tornou um país socialista, Mao Tsé-Tung foi o líder da fase denominada “Grande Salto”, buscando a industrialização e a reforma agrária, levando milhões de pessoas ao campo, visando transformar o país em potência industrial e agrícola. Mao Tsé-Tung também promoveu a revolução cultural uma fase de ditadura e controle social mais forte, onde as liberdades culturais e políticas eram pequenas. A preocupação com a defesa do país também era grande e todas as pessoas tinham treinamento militar e de tiro. Esta fase se encerrou em 1976 com a morte de Mao. Assumindo o poder Deng Xiaoping, que inicia um período de reformas econômicas e sociais como, a liberação do investimento estrangeiro direto
5 na China, o que atraíramfiliais de empresas multinacionais de