Adm de materiais
Cada empresa classifica seus materiais de acordo com sua necessidade e cultura Podem ser classificados: Quanto a sua utilização: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos. Quanto ao valor econômico: facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc. Quanto ao valor estratégico: material ligado à segurança nacional, se é um material escasso ou abundante (jazidas minerais ou vegetais)
Preços baixos; Alto giro de estoques; Baixo custo de aquisição e posses; Continuidade de suprimento; Consistência de qualidade; Pouca despesa com pessoal; Relações favoráveis com os fornecedores; Aperfeiçoamento do pessoal; Bons registros.
Administração de Recursos
Preocupação de todos ligados a atividade produtiva. As empresas precisam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos:
1 – materiais; 2 – patrimoniais; 3 – capital; 4 – humanos e 5 – tecnológicos.
Ciclo da Administração de Materiais
Identificação dos fornecedores Compra do material Transporte Recebimento de armazenagem Movimentação interna Transporte no processo produtivo Distribuição ao consumidor final Transporte ao cliente Cliente
1
Ciclo da Administração de Materiais
Necessidade do cliente
Planejamento das necessidades de materiais
O processo de reposição de materiais tem início com uma demanda de um cliente. O órgão de planejamento de materiais deve verificar se existe estoque do material e se o material deve ser comprado ou produzido.
Logística (distribuição e entrega)
Análise
Armazenamento Recebimento
Reposição dos materiais
Especificações de Materiais.
Na compra de um item ou serviço de um fornecedor, vários fatores estão incluídos no pacote comprado. Eles devem ser considerados quando as especificações estão sendo desenvolvidos em três categorias amplas:
Exigências da quantidade. Exigências de preço. Exigências funcionais.
Fatores de