adm de compras
A Administração de Compras ou suprimentos tem como objetivo suprir a organização de recursos materiais, de acordo com politicas especificadas a cada organização, incluindo os custos relacionados às despesas com estocagem e depreciação, visando otimização destes recursos a fim de obter maior competitividade.
Como parte essencial do processo de compras, a administração objetiva melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando gastos desnecessários com aquisição de materiais disponíveis em seu estoque. À administração de compras cabe planejar as aquisições de forma a realizá-las em tempo hábil, tendo como foco o atendimento às quantidades e prazos, observando, ainda, a fidelidade de seus fornecedores.
Funções
A Administração de Compras é uma das engrenagens do grande conjunto denominado: Sistema Empresa ou Organização e deve ser considerada neste contexto, para que deficiências não venham a ocorrer, provocando demoras onerosas, produção ineficiente, produtos de qualidade inferiores, não cumprimento de prazos de entregas e clientes insatisfeitos.
A competitividade, a conquista de novos mercados a realização de resultados satisfatórios, se deve a realização de boas compras. Para que isto ocorra é necessário que se adquiram materiais ao mais baixo custo, desde que satisfaçam as exigências de qualidade, preço e prazo.
O custo de aquisição e o custo de manutenção dos estoques de material devem ser mantidos a nível econômico. Essas considerações elementares são à base de toda a função e ciência de Compras.
Dentre as funções de Compras destacam-se:
Cadastramento de Fornecedores;
Coleta de Preços;
Colocação de Ordem de Compra
Definição quanto ao transporte do material;
Equalização das Propostas;
Diligenciamento “Follow-up” a fim de certificar a qualidade do material e prazo;
Recebimento do material adquirido.