adm da producao
Funções, responsabilidades e objetivos da Administração da Produção
A administração da produção utiliza recursos físicos e materiais da empresa: máquinas, equipamentos, instalações, matérias-primas, prédios ou edifícios e a tecnologia indispensável para que todos esses ativos tangíveis possam ser integrados em uma atividade conjunta e coordenada.
Conceito de Administração da Produção e Operações
“A administração da Produção e Operações – APO é a área da administração que utiliza recursos físicos e materiais da empresa que realizam o processo produtivo por meio de competências essenciais”
É a AP que executa a produção ou as operações da empresa. É pela AP que a empresa extrai as matérias-primas, transforma-as para produzir o produto acabado ou presta serviços especializados ao mercado.
Papéis da função produção
- apoio para a estratégia empresarial;
- implementadora da estratégia empresarial;
- impulsionadora da estratégia empresarial.
Responsabilidades da Administração da Produção
A AP está focada no máximo aproveitamento dos recursos físicos e materiais da empresa no sentido de buscar um sistema de produção eficiente e eficaz. Em geral, a AP se estrutura de acordo com o sistema de produção adotado e com a tecnologia empregada, no sentido de aproveitar a proximidade dos recursos naturais e dos mercados consumidores. Assim, muitas indústrias possuem fábricas espalhadas por várias regiões para economizar transporte de matérias-primas ou para aproveitar a proximidade de empregados, por exemplo. Muitas empresas terciárias possuem lojas, filiais ou agências bancárias, por exemplo, para maior contato com clientes e usuários. Geralmente, por esses motivos, a AP tem uma estrutura descentralizada para aproveitar a proximidade de parceiros, do mercado ou para obter vantagens estratégicas.
A estrutura organizacional descentralizada é aquela em que os órgãos componentes estão espalhados territorialmente.
Componentes mais