Adm Da Produ O
Os arranjos de forma genérica podem ser classificados como:
Arranjo por processo - cada unidade de trabalho tem seus equipamentos específicos e os produtos devem ser processados em cada uma delas. É o caso de empresas que trabalham com uma alta variedade de produtos e com baixo volume dos mesmos.
Arranjo por produto - é o caso da linha de montagem, os equipamentos estão organizados para que os produtos passem de forma contínua e ágil pelo arranjo físico. Comum em produções contínuas. Baixa variedade e alto volume.
Arranjo posicional - é o exemplo da construção de um navio ou de um shopping center, o produto está num único local e vai sendo processado sem sair do lugar, ali equipes montam seus "canteiros" de obra.
Arranjo Celular - arranjo que mescla características do arranjo de processos com arranjo por produtos. As unidades/processos estão bem definidas no arranjo, porém em alguns espaços são criadas pequenas células que contém todos os equipamentos necessários para um determinado produto. Assim ganha-se mais velocidade naquele produto, dentre os vários outros, pois este possui maior volume.
Objetivos[editar]
O layout pretende re-organizar da melhor forma a disposição do espaço, e para tal é necessário (Francis et al., 1974, p. 30-31):
Minimizar investimentos em equipamentos;
Minimizar tempo de produção;
Utilizar espaço existente da forma mais eficiente possível;
Providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável;
Flexibilidade nas operações;
Diminuir custo de tratamento do material;
Reduzir variação dos tipos de equipamentos de tratamento do material;
Melhorar processo de produção;
Melhorar estrutura da empresa.
Layout posicional[editar]
O layout posicional (ou em inglês fixed product layout) caracteriza-se pelo fato do material permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros produtos, se movimentam à sua volta (Camarotto, 1998, p. 67). É utilizado o layout