ADM - Conceitos
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
As principais escolas do pensamento administrativo são: a escola clássica de administração, a escola comportamental, a escola quantitativa e a escola contingencial. Para cada uma dessas escolas, são destacados os pressupostos que lhe servem de base, bem como o foco da análise que desenvolvem, os conceitos-chave construídos e as principais contribuições e limitações.
Teorias em administração
Muitos livros, artigos ou consultorias vendidos na área de administração trazem consigo a promessa de solucionar problemas complexos de gestão por meio de propostas, por vezes contraditórias, do tipo ‘’descentralizar o processo de tomada de decisão’’, ‘’integrar verticalmente’’, ‘’racionalizar os processos’’, entre outras. Muitas das técnicas e soluções propostas sustentam-se em sólidas teorias administrativas e organizacionais.
Os objetivos das teorias encontradas no campo da administração relacionam-se com o próprio objeto de estudo: a organização. A palavra organização é usada de duas formas diferentes: pode denotar um ente social baseado na divisão do trabalho e das competências; ou o modo segundo o qual determinado ente social é organizado.
É objetivo das teorias administrativas e organizacionais compreender as organizações como um fenômeno social, mas também, como toda teoria, o caráter normativo e prescritivo está presente na idealização ou proposta de modelos que sugerem o melhor modo de se organizar, traduzido em instrumentos úteis para a pratica organizacional.
• As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração.
• As teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o ambiente em que elas estão inseridas.
• As teorias servem como fonte de compreensão ou previsão de praticas observadas nas organizações.
Podem-se conceitualizar as teorias administrativas e organizacionais de duas formas:
1. Teorias complementares, que questionam