adm comercio exterior
Keli Panazzollo, Maria Fernanada Mücke, Carolina Kuster, Sonia Machado
Professor- Julio César Dall Puppo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0911) – Prática do Módulo VI
15/06/12
RESUMO
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização. O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional. Palavras-chave: Blocos Econômicos. Importação. Exportação.
1 INTRODUÇÃO
A economia internacional de um país é formada pelo comercio internacional, prestação de serviços, transferências e movimentos de capitais. O comercio internacional de um país é composto por importação que é quando as pessoas, empresas ou o país adquirem produtos oriundos de outros países. Exportação é quando as pessoas, empresas ou o país vendem produtos para outros países.
Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: Áreas ou Zonas de Livre Comércio, Uniões Aduaneiras, Mercados Comuns e Uniões Econômicas e Monetárias.
2 IMPORTAÇÃO
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve