ADM - Capítulo 8
O que acontece com os excedentes do consumidor do produtor quando a venda de um bem é tributada? Como a mudança dos excedentes do consumidor e do produtor se relaciona com a receita tributária? Explique.
R. Um imposto sobre o bem reduz o excedente do consumidor e do produtor. Com a queda de tais excedentes, aumenta a receita tributaria, o imposto parece impor uma perda de peso morto.
Elabore um diagrama de oferta e demanda com um imposto sobre a venda do bem. Indique o peso morto e a receita tributaria.
Como as elasticidades de oferta e demanda afetam o peso morto de um imposto? Porque elas tem esse efeito?
R. Um imposto é peso morto pois induz os compradores e vendedores a uma mudança de comportamento. O imposto eleva o preço pago pelos compradores, de modo que eles consomem menos, ao mesmo tempo reduz o preço recebido pelos vendedores, passando a diminuir a produção. Essas mudanças de comportamento afetam e diminuem o tamanho do mercado, ficando abaixo do ideal. As elasticidades da oferta e demanda medem o quanto vendedores e compradores respondem as variações no preço, determinando quanto um imposto distorce o resultado de mercado. Dessa forma, quanto maior a elasticidade de oferta e demanda, maior o peso morto de um imposto.
Por que os especialistas divergem quanto a se os impostos sobre o trabalho impõem um peso morto grande ou pequeno?
R. Economistas que afirmam que os impostos sobre os rendimentos do trabalho não causam grande distorção acreditam que a oferta de trabalho seja bastante inelástica. Segundo eles, a maioria das pessoas trabalharia em tempo integral independentemente do salário. Neste caso, a curva de oferta de trabalho seria praticamente vertical e um imposto sobre os rendimentos do trabalho teria um pequeno peso morto. Os que afirmam que os impostos sobre os rendimentos do trabalho causam grandes distorções acreditam que a curva de oferta de trabalho seja mais elástica. Eles admitem que alguns grupos de trabalhadores