Adm atps 2 p 1 etapa
Disciplina: Processos Administrativos.
Professor
Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial
Introdução
Nossa pesquisa tem como objetivo esclarecer os conceitos de três autores de administração em relação ao planejamento e seus tipos, tentando ao máximo expor as diferenças de pensamento entre eles. Abordaremos este assunto de uma maneira objetiva para que possa ficar claro e bem entendido o que cada um desses autores tem a nos dizer sobre essa ferramenta tão importante que compõem o processo administrativo e que é tão importante no cotidiano de nossas vidas. Por fim, faremos um debate de opiniões de dois artigos que abordam o planejamento de uma forma mais diferenciada entre eles, porém com um propósito bem parecido.
Desenvolvimento
O conceito de Chiavenato sobre planejamento é que este é uma técnica que serve para absorver a incerteza sobre o futuro, ou seja, minimizar esta incerteza e com isso permitir maior consistência no desempenho da organização. Na visão dele, para que se tenha o planejamento tem que se estabelecer primeiro os objetivos e após disso o planejamento tem que ser posto em ação com a eficiência e eficácia.
Cyro Bernardes diz que o planejamento se encaixa em uma das funções do administrador e conceitua planejar fazendo uso da frase de Ackoff, que diz que planejar é fazer o esboço de um futuro desejado, com os meios efetivos de realizá-lo.
Maximiniano nos informa que planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões do planejamento.
Além de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais. O autor também cita que para a psicologia, o processo de planejamento é uma função cognitiva superior, uma forma refinada de inteligência.
O planejamento é