ADM 1 periodo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conceito da pirâmide de Maslow, explicando cada uma das cinco partes com base em estudos e teorias, que contribuíram de maneira decisivapara o entendimento do tema, bem como demonstrar a importância para as empresas e para o desenvolvimento profissional.
Desenvolvimento
Segundo o site Infoescola (2013), o psicólogo Abraham Maslownasceu no Brooklin, Nova Iorque, no ano de 1908. Ingressou na faculdade de Direito, porém logo mais largou o curso e mudou-se para outro estado, onde começou a estudar psicologia se formando comoDoutor em 1934.
Ao voltar para Nova Iorque, começou a trabalhar na Universidade de Columbia e a dar aula na Universidade do Brooklin, onde então se dedicou a estudos da motivação humana e das hierarquiasda necessidade do indivíduo. Atualmente, é muito conhecido e criador da hierárquia das necessidade, ou pirâmide de Maslow.
De acordo com Sobral e Peci (2008), a teoria hierarquica dasnecessidades oferece explicação a respeito das necessidades internas e seu papel na motivação. O comportamento individual é motivado por estes estimulos internos, que se chama necessidades. Com isso, houve umaclassificação em ordem hierárquica dividido em cinco níveis: fisiológicas, segurança e estabilidade, sociais, estima e da autorealização.
Uma necessidade só constitui um fator de motivação quando asnecessidades de um nível inferior estiverem minimamente satisfeitas, ou seja, as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas conforme seus níveis de urgência ou prioridade. (SOBRAL;PECI, 2008, p. 209).
Necessidades fisiológicas: “São as necessidades básicas, como alimentação, água, oxigênio e descanso”(SOBRAL; PECI, 2008, p. 209). O exemplo seria no nosso dia a dia, pois nãovivemos muito tempo sem comida, água e