adjetivos
Exemplos: cidade aconchegante, homem moreno, mulher morena.
Os adjetivos são classificados como simples (apenas uma palavra), compostos (duas ou mais palavras), primitivos (que não derivam de outra palavra) e derivados (que derivam de outra palavra).
Os adjetivos pátrios designam a origem ou a nacionalidade: brasileiro, brasiliense, goiano, chileno, dinamarquês etc.
Os adjetivos flexionam-se em número, gênero e grau.
Quando ao número, variam entre singular ou plural. A formação do plural obedece a regras de acordo com o substantivo.
Quanto ao gênero podem ser uniformes (única forma para o masculino ou para o feminino) ou biformes (diferente forma para o masculino e feminino).
Quanto ao grau, os adjetivos podem ser comparativos (igualdade, superioridade ou inferioridade) ou superlativos (absoluto analítico, absoluto sintético, relativo de superioridade e relativo de inferioridade).
Existem ainda as locuções adjetivas, que são formadas por duas ou mais palavras com função de adjetivo. Por exemplo: amor de irmão (fraterno), luz do sol (solar) etc.
3 - ADJETIVO
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.
Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade.
Bondade, portanto, não é adjetivo, mas substantivo.
Morfossintaxe do Adjetivo:
O adjetivo exerce sempre funções sintáticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto adnominal ou como