adição e subtração
Ao pensar os processos de ensino e de aprendizagem, é preciso considerar três variáveis fundamentais e as necessidades relações que se estabelecem entre elas: aluno. Professor e conhecimento matemático
Na perspectiva aqui adotada, caberá ao professor ser o mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, e para isso ele precisará:
Pautar se pela concepção do conhecimento matemático como ciência viva, aberta a incorporação de novos conhecimentos.
Conhecer os conceitos e procedimento que se pretende ensinar.
Conhecer os procedimentos da didática da matemática que transforma o conhecimento matemático formalizado em conhecimento escolar que pode se compreendido pelo aluno.
NÚMERO- Este bloco de conteúdo envolve contagem, notação e escrita numérica. Os números estão presentes no cotidiano e servem para memorizar quantidades, para identificar algo, antecipar resultados, contar, numerar, medir e operar.
Contagem- é uma estratégia fundamental para estabelecer o valor cardinal de conjuntos de objetos. Isso fica evidenciado quando se busca propriedade numérica dos conjuntos ou coleções em resposta á pergunta “quantos” (cinco, seis, dez). É aplicada também quando se busca a propriedade numérica dos objetos, respondendo á pergunta “qual”. Nesse caso, está também em questão o valor ordinal de um numero (quinto, sexto, décimo).
A contagem é realizada de forma diversificada pela criança, com um significado que se modifica conforme o contexto e a compreensão que desenvolvem sobre o número.
A recitação oral da sucessão dos números é uma importante forma de aproximação do sistema numérico, mas para evitar mecanização é necessário que as crianças compreendam o sentido do que está fazendo. O grau de desafio da recitação de uma série depende dos conhecimentos prévios das crianças, assim como das novas aprendizagens que possam efetuar. Ao elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir, o professor deve levar em conta que elas