Aditivos
O que é um compilador
Toda linguagem de programação possui um tradutor de código. Este tradutor pode ser um compilador ou um interpretador, dependendo da linguagem. Interpretadores são programas que leem o código-fonte e executam ele diretamente, sem a criação de um arquivo executável.
Chamamos de compilador o programa que traduz um arquivo escrito em código de linguagem de programação (arquivo-fonte) para a linguagem do microprocessador, criando um arquivo capaz de executar as instruções pedidas (arquivo executável).
O primeiro passo de um compilador é analisar o código presente no arquivo -fonte, verificando se existem erros de sintaxe. Caso algum erro de sintaxe seja encontrado, a compilação é interrompida para que o programador possa corrigir estes erros. Caso o código não possua erros o próximo passo do compilador é criar um arquivo de código-objeto, que possui as instruções do programa já traduzidas para a linguagem da máquina e informações sobre alocação de memória, símbolos do programa (variáveis e funções) e informações de debug. A partir deste arquivo de código-objeto, o compilador finalmente cria um arquivo executável com o programa compilado, que funciona independente do compilador e realiza as instruções criadas pelo programador.
Dev-C++
O Dev-C++1 é um compilador freeware das linguagens C, C++ e C#. É uma opção muito interessante, pois é de fácil utilização e aprendizado para usuários novos e possui muitos recursos avançados para usuários experientes.
As funções básicas do compilador podem ser encontradas no menu Executar, como mostra a figura 1. Os comandos que utilizaremos são: Compilar (atalho: CTRL + F9), Executar ( CTRL + F10) e
Compilar & Executar ( atalho: F9). Utilizamos o comando Compilar para compilar o arquivo código do programa em que estamos trabalhando e gerar um arquivo executável deste programa. Em seguida, utilizamos o comando Executar para automaticamente executar o arquivo criado pela