Aditivos
Processos de Produção na Indústria Alimentícia
Ingredientes: leite parcialmente desnatado e/ou leite parcialmente desnatado reconstituído, açúcar, soro de leite reconstituído, preparado de morango (açúcar, morango, amido modificado, espessante goma xantana, conservador sorbato de potássio, corante natural carmim cochonilha, aromatizante e acidulante ácido cítrico), amido modificado e fermento lácteo. CONTÉM GLÚTEN. Pode conter traços de castanha de caju.
Coca Cola light
Ingredientes : água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, edulcorantes artificiais: aspartame (24 mg) e acessulfame de potássio (16 mg) por 100 ml, conservador benzoato de sódio, regulador de acidez citrato de sódio.
Salgadinho Fandangos
INGREDIENTES : Farinha de milho fortificada com ferro e ácido fólico, óleo de milho, preparado para salgadinho sabor idêntico ao natural de presunto (sal, cloreto de potássio, proteína hidrolisada do trigo, maltodextrina, queijo, óleo vegetal, realçador de sabor glutamato monossódico, aromatizantes e acidulante ácido cítrico) e sal.
CONTÉM GLÚTEN.
ACIDULANTES UTILIZADOS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Segundo a Portaria nº540, de 27 de outubro de 1997 da Anvisa, podemos definir um acidulante como toda a substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos.
Além de interferir na acidez dos alimentos, os ácidos interferem em outros aspectos favoráveis para os alimentos, sendo os mais comuns estes relacionados abaixo:
* Agentes flavorizantes – os acidulantes podem tornar o alimento mais agradável ao paladar, mascaram gostos desagradáveis e intensificam outros. * Controlar o pH do alimento, agindo como tampão, durante diferentes estágios do processamento de produtos alimentícios e diminuem a resistência dos microorganismos de calor. * Conservadores: são empregados na prevenção do crescimento de microorganismos ou do desenvolvimento