Aditivos as raçoes
Definição de aditivos
Aditivo - substâncias adicionadas às rações com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique o seu valor nutritivo. (Decreto 76.986 de 06/01/76 - art. 4º, item VII, que regulamenta a lei 6198 de 26/12/1974),
Aditivo (Feed additive supplement)
Substância adicionada com a finalidade de melhorar o seu desempenho, passível de ser utilizada sob determinadas normas e desde que não deixe resíduo no produto de consumo (FDA - Food and Drug Administration - USDA).
Para garantir que os nutrientes ingeridos sejam digeridos e protegidos da destruição, absorvidos e transportados para as células do organismo, costuma-se incluir determinados aditivos não nutritivos na formulação das rações.
Os aditivos são compostos que não fornecem nutrientes aos animais, mas que possuem ou conferem uma propriedade ou característica desejável. Sua adição em rações acontece há mais de cinqüenta anos, com o objetivo de melhorar o desempenho zootécnico.
Existem várias definições e interpretações do que são aditivos.
À partir de Rosen (1996), Butolo (1998) e do Feed Additive Compendium (1998), pode-se definir aditivo como uma substância adicionada àração em pequenas quantidades, que possui função: pró-nutricional, condicionadora ou profilática, Não sendo prejudicial ao animal e não deixando resíduos no produto de consumo, desde que usado sob determinadas normas.
Acidificantes
Acidificantes são ácidos orgânicos ou inorgânicos adicionados à dieta para reduzir o pH do trato digestivo com o objetivo de facilitar a digestão e controlar a flora microbiana.
Dos diversos ácidos orgânicos utilizados na alimentação de suínos o ácido fumárico (10.000 a 30.000g/ton) e o ácido cítrico (10.000 a 30.000g/ton) são os mais utilizados, enquanto o ácido fosfórico é o ácido inorgânico mais comum. Existem várias citações de melhoria de ganho de peso e eficiência alimentar com suínos.
Adsorventes
Os