adiran

2636 palavras 11 páginas
Acadêmico: Danilo Rodrigo Alves
Docente: Bruna
1º Semestre Ed. Fisica.
Unemat. Univer. Do Estado MT
Campus. Diamantino

1. A CIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO HOMEM NOVO NECESSÁRIO AO CAPITAL: HOMEM PRODUTIVO/HOMEM BIOLÓGICO

O século XIX é particularmente importante para o entendimento da educação física. Uma vez que é neste século que se elaboram conceitos básicos sobre o corpo e sobre sua utilização como força de trabalho, este é o período no qual se consolidam o estado burguês e a burguesia como classe, criando condições objetivas para que as suas próprias contradições de classe no poder apareçam, para manter a sua própria hegemonia, a burguesia necessita, então, investir na construção de um homem novo, um homem que possa suportar uma Nova ordem política. Econômica e social. Um novo modo de reproduzir a vida sobre novas bases.
É nesta perspectiva que podemos entender a Educação Física como disciplina necessária a ser viabilizada em todas as instâncias, de todas as formas, em todos os espaços. (Página-5)
E este novo homem: no campo, na fábrica, na família, na escola. A Educação Física será a própria expressão física da sociedade do capital.
A educação física integra, portanto, de modo orgânico, o nascimento e a construção da nova sociedade. Na qual os privilégios conquistados e a ordem estabelecida com a Revolução Burguesa não deveriam mais ser questionados. (Página- 6)
Nesse processo de reconstrução da sociedade, o homem, um ser que humaniza pelas relações sociais que estabelece, passa a ocupar o centro de criação desta nova sociedade. È o homem biológico e não o homem antropológico o centro da nova sociedade. E é o homem biológico que se torna o ponto de referência: Tudo o que o envolve, tudo o que se altera, será entendido como domínio seu sobre o mundo.
A descoberta cientifica da época, se, por um lado, permitem ao homem construir novos instrumentos de trabalho e, assim aumentar o seu domínio progressivo sobre a natureza, transformando-a para melhor

Relacionados

  • CICLO HDROL GICO TRABALHO DE BIOLOGIA COMPLETO
    3774 palavras | 16 páginas
  • Diversos
    8411 palavras | 34 páginas