adiministração
Departamento de Administração
Disciplina: Aplicativos de Gestão Integrada
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Aluno: Artur Tamandaré Hugo da Costa A. Maranhão Data: 20/11/13 Rafael de Souza Arrelaro
RESUMO
O cenário atual, de acordo com Ramos et al (2005), requer empresas competitivas, com políticas e estratégias de preços levando em conta os negócios globais, exigindo planejamento e gerência adequados para operarem com os altos custos e riscos inerentes ao processo de comercialização nacional e internacional.
As abordagens gerais para determinação de preços consolidadas pela literatura refletem, de maneira estática, situações possíveis em mercados. Situações essas que, provavelmente, não se aproximam da realidade competitiva encontrada pelas empresas.
Nesse contexto, a tarefa de precificar torna-se mais complexa e arriscada, pois os fatores que interferem na política de preço de uma empresa não são somente aqueles idealmente apontados pela literatura. Fatores conjunturais precisam ser relevados e as empresas necessitam de ferramentas e metodologias que permitam a manipulação destes fatores.
É neste contexto que se construiu este trabalho, pois se apresenta e discute-se uma modelagem alternativa às tradicionais, com base na utilização de Análise Envoltória de Dados (DEA). A metodologia proposta tem em sua lógica de construção dois princípios básicos: os preços são formados com base na competitividade do mercado e os consumidores têm preferências lógicas e racionais, sendo o preço uma variável relevante. Assim sendo, a modelagem procura obter um preço eficiente, no qual o produto pode ter uma relação custo x benefício ótima, dentro do que é praticado pela concorrência.
Referencial Teórico
De acordo com Cobra (1997), o preço pode ser considerado: posto na fábrica; posto no cliente; atacadista; varejista ou distribuidor; liquido com