Adiministraçao Semestre 1
ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Montes Claros
2014
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade, e Seminário.
Montes Claros
2014
INTRODUÇÃO
A abertura do comercio internacional, caracterizada pelo fenômeno da globalização, ocasionou profundas mudanças no cenário empresarial, influenciando significativamente a estrutura e as regras da competição no varejo, mais especificamente o setor supermercadista. Com o avanço tecnológico e a abertura de mercado, que implicaram em aumento da concorrência, os varejistas passaram a oferecer uma variedade maior de produtos e serviços ao consumidor, e esse por sua vez, está mais atuante, informado e consciente, exigindo produtos que satisfaçam suas necessidades e desejos de forma mais individualizada. Neste novo contexto, é natural que o varejo cresça em importância, pois tradicionalmente, é dentro da loja que o processo de troca com o consumidor é concretizado.
Dentre as mudanças advindas da implantação do plano real, o setor de autosserviço sofreu inúmeras alterações, dentre as quais se podem citar o processo de concentração, a modernização, a expansão e a internacionalização de capital. Neste ambiente, para se mantiver vivas no mercado, muitas empresas do setor supermercadista estão adotando estratégias de crescimento ligadas à integração horizontal e vertical. A primeira diz respeito à aquisição de novas empresas no mesmo ou em outro ramo de atuação. Já a segunda refere-se ao fato de adquirir empresas fornecedoras e/ou compradoras do atual produto ou serviço. Essas estratégias referem-se a maneiras através das quais as empresas buscam aumentar sua