ADI 1
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância -AD1 – Resenha Crítica
Período – 2015/1
Disciplina: Relações Internacionais
Coordenadora da Disciplina: Josycler Arana
ALUNO: Paulo Sergio Ferreira Bastos MATRÍCULA: 11213110368
O terrorismo é basicamente o uso da violência como arma política. Não há a presença de um exército regular, mas sim, de grupos armados que realizam ações criminosas. A última finalidade é criar um clima de terror e assim, atingir os objetivos políticos.
O terrorismo é uma forma de guerra de baixa intensidade, mas apesar de causar menos mortes que as guerras normais, elas assustam bem mais a sociedade. De um lado, o terrorismo tem sido utilizado por minorias políticas, para obter poder, Do outro lado tem sido utilizado pelo estado para derrotar os opositores e intimidar a população.
Os grupos terroristas apresentam diversas tendências como veremos a seguir.
Extrema direita
Como os nazistas ou os fascistas, que tinha seus coletivos paramilitares, as SA (Tropas de Assalto). No caso alemão, ou os fascii di combattimento, no caso italiano, grupos que buscavam impor suas teses pela força e atemorizar grupos políticos rivais; a OAS, um grupo terrorista francês que, descontente com a política descolonizadora da Argélia, realizou numerosos atentados (seu principal alvo foi o general Charles De Gaulle); os cabeças- raspadas são grupos de jovens neonazistas que, nas últimas décadas. Proliferam especialmente na Europa e praticaram agressões contra imigrantes, homossexuais ou militantes de esquerda.
Extrema esquerda
Na década de 1960 surgiram muitos