Adhocracia
A comunicação é a atividade mais freqüente do gerente, uma das mais complexas e difíceis e está sujeita a constantes distorções dentro da empresa.
I - COMUNICAÇÃO, Atividade mais freqüente do Gerente.
Segundo estudos realizados, sete de cada dez horas úteis (de um executivo) são utilizadas para transmitir ou obter informações. Deste tempo, escrever ocupa 11%, ler 15%, falar 31%, ouvir 43%. (1)
O conceito moderno de gerência converge no mesmo sentido da pesquisa para nos ensinar que a função gerencial é hoje basicamente, uma função de comunicação." Há cinqüenta ou setenta anos, escreve Berlo, o gerente de uma organização industrial conhecia todas as operações executadas em sua oficina. Era capaz de explicar cada técnica, de executar ele próprio a maioria das tarefas. Com o desenvolvimento da automação e da produção em massa, vimos o aparecimento do gerente profissional, o homem que chega ao topo da escada não pelo que é capaz de fazer com as coisas, mas pelo que pode fazer com as pessoas por meio da comunicação." (2)
Este texto de Berlo é muito rico de significação sobre o papel do gerente na empresa moderna. Ao gerente não cabe fazer, mas fazer fazer. Isto é, na complexidade da organização atual, não lhe é pedido que faça as coisas diretamente, nem isto é possível. Ele não pode ter todas as habilidades técnicas exigidas de seus funcionários. Não lhe compete ser o melhor técnico. Não é esta a sua função. Quanto mais alto for o nível administrativo, menos se exige do gerente habilidades técnicas e mais se requer habilidade humana, capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, o que inclui compreensão da motivação humana e liderança eficiente e habilidade conceitual , ou seja, saber compreender complexidades da organização global e o ajustamento das operações da pessoa na organização. A habilidade conceitual e particularmente a humana requeridas do gerente exigem que ele seja um comunicador profissional. Sabendo lidar com as