Adeus Professor ed
Adeus Professora?
Capítulo I: Profissão professor ou” Adeus Professor, Adeus Professora?” Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes.
O autor deixa claro que a sociedade em que estamos inseridos e a pós-moderna caracterizada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, e que ela está em frequentes mudanças que trazem benefícios como também prejuízos. ’’ A sociedade tem afirmado de que a profissão de professor está fora de moda, de que ela perdeu seu lugar numa sociedade repleta de meios de comunicação e informação” (p.18)
Libâneo ainda afirma que a educação deixa de ser um direito e transforma-se em serviço, em mercadoria, com isso ele faz propostas visando uma nova escola e novas atitudes docentes. A escola não pode mais ser vista como a única que possui o saber, ela deve desenvolver a capacidade crítica de seus alunos.
Capítulo II: As novas tecnologias da comunicação e informação, escola e os professores.
Libâneo defende a necessidade dos educadores de se apropriarem da tecnologia e da comunicação provocando uma reflexão, no qual o aluno elabora e transforma as ideias, sentimentos, atitudes e valores. A tecnologia deve ser considerada um conteúdo escolas necessário na aprendizagem. A formação docente precisa ser continuada para que o professor se sinta capaz de preparar o aluno em um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de construção de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem. ‘’A prática educativa não se reduz a escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares mediante variadas formas por meio de diversas agências. Há, portanto agentes educativos convencionais família, escola, comunidade, como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, por meio de comunicação, etc. A escola, portanto não detém o monopólio do saber” (p.57)
Capítulo III: Sobre qualidade de