"Adeus Criativos, Olá Criadores"
Recensão crítica
Seminário Publicidade e Marketing II
3º Semestre
António Carvalhal; nº 7372; Turma B, 2º ano PM
Filipe Quirino; nº 7492; Turma A, 2º ano PM
Henrique Carvalhal; nº 7373; Turma A, 2º ano PM
Nuno Flores; nº 7503; Turma A, 2º ano PM
16 De Dezembro de 2013
Índice
Introdução
3
Informadores
4
Criativos
6
Criadores
8
Conclusão
11
Bibliografia
13
Introdução
O seminário decorreu no dia 6 de Dezembro de 2013, ao final da tarde, na Escola Superior de Comunicação Social, e teve como orador Ricardo Miranda, Brand Voice Concept Creator na Brandia Central.
A apresentação intitulada de «Adeus Criativos, Olá Criadores» teve como fio condutor a evolução da publicidade desde a Revolução Industrial até aos dias de hoje, nomeadamente, uma abordagem do orador sobre essa evolução, dividida em três principais fases: a 1ª fase denominada de Informadores, a 2ª fase representada como Criativos e a 3ª fase intitulada de Criadores.
O orador começou a sua apresentação por definir numa frase muito clara e simples a função do seu trabalho actual que, no fundo, se resume na criação de conceitos de marca, demonstrando a sua paixão por aquilo que faz através duma interessante frase dita por Jerry Della Femina sobre criar «É a melhor coisa que se pode fazer vestido».
Ricardo Miranda desde o início do seminário tornou claro que o ponto central da sua apresentação era CRIAR, defendendo que este CRIAR é reflexo do seu tempo pois, embora o gozo de criar seja sempre (mais ou menos) o mesmo, ressalta que em épocas diferentes cria-se de forma diferente. É por isso que o orador transparece ao longo da sua apresentação a ideia de mudança, ao longo do tempo, no mundo da criatividade, demonstrada pelas três diferentes Eras da Criação ou Eras de Criadores (Informadores, Criativos e Criadores).
Neste trabalho, para além de realizarmos a síntese da