ADENSAMENTO DO SOLO
– Entende-se por adensamento de solo a diminuição dos seus vazios com o tempo, devido a saída da água do seu interior.
– Este processo pode ocorrer devido a um acréscimo de solicitação sobre o solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, rebaixamento do nível de água do lençol freático ou drenagem do solo, entre outros.
– Devido a sua heterogeneidade, grau de saturação, umidade, fração mineral predominante, o solo apresenta vários tipos de deformação quando solicitado e, cada tipo, exige uma metodologia própria para a sua avaliação
Esta é a lei fundamental da mecânica do solo.
A Torre de Pisa, na Itália, causa espanto aos turistas que visitam o local pela inclinação acentuada. Segundo o professor Marco Antônio Hansen, da Faculdade de Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, um dos principais fatores para a inclinação foi a escolha do lugar onde a torre foi construída.
"O local é instável e possui um grau de compactação extremamente baixo, onde existia antes um banhado", informou.
Hansen contou que, à medida que a obra ia avançando, os engenheiros tentaram endireitar a inclinação, construindo os andares um pouco maiores do lado mais baixo.
Mas a medida não deu certo e só prejudicou a construção, porque aumentou a instabilidade com o excesso do peso. "No princípio, as pessoas pensavam que a Torre de Pisa tinha sido concluída com a finalidade de ser realmente torta, mas a inclinação foi acontecendo gradativamente", destacou.
Para o geólogo, se não forem tomadas medidas de compensação na base, a torre corre um sério risco de desabar dentro de alguns anos.
"Para retomar o equilíbrio, seria necessário fazer um estudo geotécnico mais apurado da área para, talvez, instalar um esquema de pêndulo, acrescentando peso em sua base para contrabalançá-la junto ao terreno."
A Torre de Pisa, que se localiza na praça dos Milagres, em Pisa, na Itália, começou a ser