adensamento de comcreto
Ao ser lançado, o concreto fresco possui vazios que devem ser eliminados ao forçar as partículas da mistura a uma disposição compacta. Sem isso, quando o concreto endurece há a formação de pontos permeáveis, de pouca resistência, que podem expor armaduras e, até mesmo, comprometer a estrutura.
Adensamento do concreto com vibradores de imersão.
A compactação mecânica é um processo comum para a eliminação do ar aprisionado que forma os vazios. Se realizada corretamente, proporciona o preenchimento pleno das fôrmas, reduz a porosidade do concreto e aumenta a resistência mecânica do elemento estrutural.
A altura das camadas e o processo adequado para adensamento devem ser estabelecidos em um plano de concretagem. Quando existe alta densidade de armaduras, cuidados devem ser tomados para que o concreto seja distribuído em todo o volume da peça e o adensamento ocorra uniformemente.
VIBRADORES DE IMERSÃO O adensamento do concreto convencional é realizado por vibradores de imersão – compostos de motor e mangote (mangueira e agulha vibrante).
Mangote – composto por mangueira e agulhasvibrantes.
Imerso no concreto fresco, o equipamento maximiza a transferência dos impulsos de vibração, através da rotação de um excêntrico, que fica no interior da agulha.
Sua freqüência é dada em vibrações por minuto (número de ciclos do excêntrico na unidade de tempo) e define a quantidade de golpes que a massa recebe.
Já a amplitude pode ser estabelecida em milímetros (a distância que o vibrador atinge em relação ao seu ponto de repouso) e define a intensidade de cada golpe.
A escolha da frequência e amplitude adequadas está relacionada com o tipo de concreto e com as dimensões da peça a ser concretada.
CARACTERÍSTICAS, DESEMPENHO E APLICAÇÕES DOS VIBRADORES DE IMERSÃO
Diâmetro
Amplitude
Frequência
da agulha
(VPM)
(mm)
(mm)
9.000 a
20 a