ademocracia
INTRODUÇÃO Nesta unidade iremos tratar da democracia moderna e contemporânea, cujas raízes se encontram nas ideias políticas dos filósofos da Grécia Antiga. Em linhas gerais pode-se entender democracia como um conjunto de experiências e mecanismos que tem como finalidade estimular a participação direta dos cidadãos na vida política através de canais de discussão e decisão. A democracia teve seu início na Grécia Antiga, tendo sido pensada e defendida através dos tempos por vários filósofos, como Aristóteles, Rousseau, Tocqueville, entre tantos outros, e até hoje sua concepção vem se desenvolvendo. Teve como parâmetro a sequência de eventos históricos ocorridos no mundo, particularmente da Modernidade ao século XX.
A defesa dos princípios da democracia tem se tornado cada vez mais reivindicada em todo o mundo, por setores da sociedade que se interessam em ampliar a participação política, o controle social e o acesso aos direitos de cidadania a todos os indivíduos. No Brasil, a exemplo de outros países doTerceiro Mundo, o processo democrático começou com a instauração da República e continua se desenvolvendo, sobretudo a partir da Constituição de 1988, após o fim dos vinte anos de Ditadura Militar.
Nas aulas anteriores conversamos sobre a importância da política em nossa vida e conhecemos alguns dos principais filósofos da teoria política moderna. Também conhecemos as formas e sistemas de governo desde a consolidação do capitalismo. Agora, nesta aula, vamos tratar dademocracia, considerada como a forma de governo que mais possibilita a participação da sociedade nas questões referentes à esfera pública.
Então, vamos lá?
O quer dizer democracia?
Quais as principais características dos governos democráticos?