Adelice Paulo Freire
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TAMIRES SHIRLENE DOS SANTOS MONTEIRO
ANÁLISE OBSERVATIVA SOBRE PAULO FREIRE E SEUS PASSOS
Belém-Pa
2015
TAMIRES SHIRLENE DOS SANTOS MONTEIRO
ANÁLISE OBSERVATIVA SOBRE PAULO FREIRE E SEUS PASSOS
Trabalho válido como avaliação na disciplina Didática, ministrada pela professora Adelice Delgado, Instituto de ciências da Educação, Universidade Federal do Pará (FAED/ICED/UFPA).
Belém-Pa
2015
ANÁLISE OBSERVATIVA SOBRE PAULO FREIRE E SEUS PASSOS
Paulo Freire, nascido em Recife de 1921, de família humilde; foi alfabetizado nas sombras das árvores da área de sua casa com os pais, através da vida, palavras, prática, experiências...
Em virtude crise de 1929, sua família sentiu-se obrigada a mudar-se para outra cidade perto da capital em busca de melhores condições de vida. Ali passou dificuldades e necessidades com seus familiares, principalmente após a morte de seu pai, quando tinha 13 anos, tendo que parar seus estudos para ajudar sua mãe.
Mais tarde conseguiu retornar aos estudos; aos 16 anos fez o primeiro ano de ginásio, idade com que os seus colegas já entravam na faculdade. Aos 22 anos ingressou na faculdade de Direito do Recife, nesse período conheceu Elisa Maria, professora alfabetizadora, com quem se casou e teve cinco filhos.
Na mesma escola em que tinha sido bolsista na adolescência começou a trabalhar como Professor de Língua Portuguesa, assim, fazendo-se descobrir a paixão pela Educação, não mais se vendo em outra função.
Em 1497, a partir da sua participação e seu serviço como Diretor do Setor de Educação do SESI- RECIFE percebeu a necessidade de executar um trabalho direcionado à alfabetização.
Estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos do SESI, Paulo Freire conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem. Entendeu que educar era, sobretudo, discutir as