Adelaide 4 Periodo Grupo
Trabalho em grupo
O Serviço Social já passou por várias mudanças, diversas metamorfoses em sua forma de atuar, como também em suas teórica. Dentro todas asses mudanças a construção deste novo instrumento de atuação “Trabalho em Grupo” foi considerado por vários pensadores e especialistas da área como uma grande conquista. Pois através dela a profissão ganhou reconhecimento em outras áreas, legitimidade e autonomia.
Este trabalho, esta nova técnica também significativamente possibilitou também grandes avanços no resultados dos usuários e/ou “clientes” (como propõe a autora) ferramenta capaz de forma genérica ter resultados efetivos atendendo de forma desafiadora, porém dinâmica. Este trabalho requer dos profissionais grandes desdobramentos, embasamentos teóricos e estratégias para enriquecer suas atuações e dribla as dificuldades que possam ocorrer das mais diversas e possíveis.
Para este novo instrumento operacional da profissão algumas influencias foram essenciais pra sua construção são elas psicossocial, a filosofia, análise comportamental, enriquecendo assim um instrumento já utilizado na profissão o parecer e diagnóstico social.
Psicossocial
Da Psicologia Social chamada de psicossocial nasce a capacidade do profissional Assistente Social criar estratégias, percepções, intervenções, interpretatações no trabalho tanto individual como em grupo. Não podemos deixar de lembrar que mesmo as abordagens em grupos sejam eles quais forem, o atendimento individual será sempre de grande importância tanto para o indivíduo atendido quanto para alcançar os resultados e objetivos pensados e propostos.
Este estudo é chamado “Psicologia do Ego” orientada pela Psicanalise, esta perspectiva teórica norteia e embasa o entendimento do profissional mediante ao indivíduo/ Cliente com seu meio social, com ele será interpretado aspectos do grupo/individuo com seu meio social e suas influencia, dando entendimento dos resultando diretamente ligados em