Adeilson
Tecnologia em Automação Industrial – Turma j3
Adeilson Ribeiro
Douglas Ghedino
Rodrigo
Laboratório de Eletrônica II
Professor: Me. Alexandre de Jesus Aragão
Relatório: Fonte de tensão estabilizada
São Paulo
Abril/2014
1. Introdução
A fonte de tensão estabilizada fornece uma tensão constante independente das variações da rede. Possui um transistor chamado regulador de tensão. A base do transistor é mantida estável através de um diodo Zener. Este transistor fornece a tensão e a corrente para alimentar o circuito.
Figura 1: Regulador de tensão série
A partir de um circuito, com diodo Zener, podemos construir uma fonte de tensão estabilizada que associada a um transistor pode operar em uma faixa de corrente de maiores proporções, pois o transistor funciona como amplificador da corrente de saída, sem a sobrecarga do diodo Zener.
O seu princípio de funcionamento baseia-se na estabilidade dos parâmetros VZ e VBE os quais associados na malha de saída possibilitam que a tensão de saída (Vs) tenha um valor constante, definido por VS = VZ – VBE. As variações da tensão de entrada provocarão a variação da tensão VCE, não aparecendo na saída, pois Ve = VCE+ VS sendo VS um valor constante.
Da mesma forma, as variações da tensão de entrada provocarão a variação da tensão VRS e, consequentemente, da corrente IRS que, por sua vez, provocará a variação da corrente IZ pois IRS = IB + IZ sendo, IB constante para um determinado valor ôhmico da carga ligada a saída.
Caso se altere o valor da carga, com consequente alteração de IB, mantendo Ve constante, a compensação será feita por IZ, da mesma forma, assegurando a estabilidade do circuito.
As variações de Ve estarão limitadas pelos parâmetros IZmín e IZmáx do diodo Zener e também pelos VCEsat e VCEmáx do transistor dentro de faixas especificadas no dimensionamento do projeto.
As situações críticas do circuito