Add neighbor
O que é a Diabetes?
A diabetes mellitus é uma patologia caracterizada por uma hiperglicémia, resultante da secreção inadequada ou deficiente da hormona insulina, pelo pâncreas.
Pode ser agrupada em diabetes mellitus tipo I, quando não há produção de insulina, diabetes mellitus tipo II, quando a produção de insulina é insuficiente, e a diabetes gestacional, considerada neste momento como diabetes tipo III.
De acordo com a gravidez, existem duas expressões clínicas relevantes. Uma delas são as grávidas previamente diagnosticadas com diabetes, outra são as grávidas que desenvolvem a diabetes na gestação. Esta patologia complica entre 1% a 5% das gravidezes, sendo, por isso, considerada como tendo gravidez de risco qualquer mulher com diabetes, quer prévia à gravidez, quer gestacional.
A grávida diabética, para levar a gravidez ao fim de um modo saudável e seguro, quer para o feto, quer para a mãe, deve recorrer à ajuda de uma equipa multidisciplinar (médico obstetra, enfermeira obstetra, diabetologista e nutricionista) para a auxiliar em tudo o que for necessário.
Diabetes Pré-Gestacional
Complicações Maternas – Situações Agudas
Infecção
Resulta da dificuldade do controlo da glicemia. A mais frequente é a infecção urinária.
Hipoglicémia
Sinais e Sintomas: fome, sudação, irratabilidade, cefaleias, palidez, visão dupla enevoada, respiração superficial, taquicardia glicémia 60 mg/ml, glicose e corpos cetónicos negativos na urina.
Existe maior risco para as grávidas no primeiro trimestre e com diabetes mellitus tipo I.
A causa mais frequente da hipoglicémia é a administração excessiva e mal controlada de insulina, e presume-se que seja um dos factores responsáveis pelo aumento das malformações congénitas fetais.
Conduta: É preferível corrigir a hipoglicémia através da ingestão de alimentos em vez da ingestão de açúcar ou administração de glicose endovenosa.
Cetoacidose
Maior risco para grávidas com diabetes mellitus tipo I.
A