Add Friends (1 of 3)
Alunas: Aline Welter, Karoline Machado, Tatiana Koerich
Turma: 2°b
Professora: Paula
03 de maio de 2011-05-02
FILOSOFOS DA NATUREZA
PORQUE SÃO CHAMADOS ASSIM?
Foram os primeiros filósofos Gregos, são chamados assim porque ocupavam principalmente do mundo natural e de seus processes. Os filósofos observavam com os próprios olhos que a natureza esta em constante estado de transformação. Eles partilhavam da crença de que deveria haver uma determinada substancia básica na raiz de todas as mudanças. Sabemos que estavam a procura das leis fundamentais da natureza, mais importante queriam entender os processos pelo estudo da própria natureza.
QUAL ERA O OBJETIVO PRINCIPAL DESSES FILÓSOFOS?
Tales de mileto
Tales de mileto defendeu o conceito de que a Terra era plana e o ano solar durava 365 dias. Também inventou uma teoria sobre a constituição do Universo e da Terra, na qual a água era o elemento do qual o mundo se originara e ao qual estava destinado a retornar.
Anaxímenes
Ele tem como característica explicar a origem do universo ou arché a partir de uma substância única fundamental.O universo resultaria das transformações do ar, da sua rarefação, o fogo, ou condensação, o vento, a nuvem, a água e a terra e por último pedra.
Anaximandro de mileto
Acreditava que todas as coisas tem um limite e que um elemento limitado não poderia ser o princípio. Anaximandro argumentava contra Tales dizendo que somente um elemento neutro que estava em tudo é que poderia ser a origem de tudo.
Heráclito de efeso
Seu objetivo é ético-político, não “científico” como o dos filósofos da natureza (não segue a linha de Tales). -“Todo acontecer é regido por leis universais” (para Heráclito: no sentido normativo de deveres comuns, não no sentido da teoria das invariações). Visão crítica e primeira formulação da unidade na diversidade e, com isso, das transformações (tudo está em fluxo), as quais, contudo, conservam algo de invariante e constante, pelo qual pode ser