adasdasd
“Adotar bons hábitos alimentares é o início de um estilo de vida saudável!” Antes de mais, é essencial esclarecer o conceito de alimentação: Alimentação é um dos aspetos mais determinantes na saúde dos indivíduos. Para além de facultar prazer, é fundamental à própria vida. São os alimentos que proporcionam ao organismo as várias substâncias nutritivas que este carece para reforçar o seu sistema imunitário, protegendo-o assim de várias doenças infeciosas. Existem dois tipos de nutrientes, os macronutrientes e os micronutrientes.
Macronutrientes
Os macronutrientes são elementos existentes na alimentação indispensáveis para o organismo. Este conjunto engloba os hidratos de carbono, proteínas e lípidos, sendo estes encarregados de proporcionar 90% do peso seco da dieta e 100% da sua energia.
Hidratos de Carbono
Os hidratos de carbono representam a principal fonte de energia da nossa alimentação, entre 55 e 75%. São constituídos por unidades básicas denominadas oses. Todos os hidratos de carbono são dissociados no organismo pela ação de enzimas exclusivas até à sua forma mais simples, sendo então absorvidos e metabolizados.
Fontes e tipos de hidratos de carbono:
Os hidratos de carbono provêm essencialmente dos seguintes alimentos: cereais e derivados, tubérculos e leguminosas secas. Consoante o número de unidades básicas, podemos agrupar os hidratos de carbono em:
Monossacarídeos – compostos apenas por uma unidade básica. Exemplos: glicose, frutose e galactose.
Dissacarídeos – compostos por duas unidades. Exemplos: lactose, sacarose e maltose.
Polissacarídeos – compostos por várias unidades ligadas em cadeia. Exemplos: amido e fibra alimentar.
Proteínas
As proteínas são nutrientes encontrados em alimentos como a carne, peixe e ovos, lacticínios, leguminosas e cereais. São compostas por unidades básicas denominadas de aminoácidos. Existem 20 aminoácidos que se associam em cadeias mais ou menos longas e em desiguais sequências para