adasa
Inicialmente é importante definir o conceito de estratégia, estratégia consiste num padrão ou plano que integra todos os objectivos, as políticas e os programas de uma organização num todo coeso. A Estratégia representa a direcção e o âmbito de uma organização a longo prazo, que atinge vantagem numa envolvente em constante mudança através da sua configuração de recursos e competências, que visam a satisfação das expectativas dos stakeholders.
Em relação ao caso Honda, conseguimos perceber que o objectivo da empresa era entrar no mercado americano e competir com as empresas europeias, adoptaram determinas políticas de gestão de custos e como programa venderam motas específicas tendo em conta o mercado em que estavam inicialmente (Japão).
A estratégia que a Honda utilizou para entrar no mercado americano foi a estratégia como posição, isto porque em termos geográficos os mercados estão separados, a empresa tem uma perspectiva de ligar o contexto interno e externo (“Escolhemos basear-nos em Los Angeles, onde a comunidade japonesa de segunda e terceira geração era grande, o clima era favorável e a população estava em claro crescimento”).
Inicialmente a empresa pensou num plano intencional mas devido a inexperiência no mercado, foi forçada a criar estratégias emergentes relativamente a esses “problemas”, parte da estratégia criada inicialmente não chegou a ser posta em prática devido a imprevistos que foram aparecendo ao longo do tempo.
Primitivamente a empresa adoptou uma estratégia como plano de uma forma consciente e intencional (“Na verdade, nós não tínhamos outra estratégia que não fosse tentar ver se conseguiríamos vender alguma coisa no mercado americano (…) Transmiti as minhas impressões e o meu objectivo de 10%”; “O nosso objectivo continuava a ser competir com as motas Europeias (…) decidir começar com um stock composto por 25% de cada um dos nossos 4 modelos: 50cc Supercub, 125cc, 250cc e 305 cc”)
Devido a imprevistos ao longo do tempo, o