Adaptações do Músculo Esquelético
2.2.1 Sistema Músculo- Esquelético
Uma das características que grande parte dos seres vivos possui é a motilidade. “Esta capacidade, nas formas animais mais evoluídos apresenta-se especialmente desenvolvida, através de elementos especializados, as células ou fibras musculares que são por sua vez organizadas nos músculos” (DOUGLAS, 1999 p. 148) Este é efetuado por células especializadas denominadas firas musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. O corpo humano contém três tipos de músculos músculo liso, músculo cardíaco e músculo esquelético.
As fibras musculares esqueléticas são células alongadas e multicelulares, com um aspecto estriado característico ao microscópio. Estas células são enervadas por firas motoras de células do sistema nervoso. O músculo esquelético é formado por feixes de células cilíndricas muito longas e multicelulares, que apresentam estriações transversais. Tem contração rápida, vigorosa e sujeita ao controle voluntário. Como o nome indica, a maioria dos músculos esqueléticos está fixada aos ossos do esqueleto. As contrações do músculo esquelético exercem força nos ossos e então eles se movem. Conseqüentemente, o músculo esquelético é responsável por atividades tais como andar e manipular objetos no meio externo.
Relação do Sistema Músculo-Esquelético com a estética.
O padrão atual de estética destaca a mulher numa imagem atraente, com boa aparência física e integridade social. Tendo em base em relação ao músculo esquelético está diretamente ligada á estética, observa-se que ao serem realizados procedimentos com manobras mais profundas agem de forma satisfatória para um melhoramento das fibras musculares esqueléticas.
Existem também outros procedimentos que atuam nesses tratamentos como a inovadora corrente australiana,tem sido um dos recursos mais amplamente utilizados nos tratamentos estéticos de flacidez muscular, por produzir fortalecimento e