adaptação escolar
Os conceitos de adaptação encontrados nos dicionários de psicologia evidenciam as modificações comportamentais do individuo para poder responder aos estímulos do meio e se ajustar a ele, tendo como resposta a sua adaptação, capacidade para responder as diversas situações.
Na escola, os novos alunos passam a vivenciar um período diário de ausência da mãe, pai, irmãos, outros familiares com quem construíram uma vivência minuto a minuto desde seu nascimento, com sinais de segurança e amor estabelecidos, entendidos e incorporados. Essas crianças passam por uma mudança total de hábitos e experimentam indignação: por que me deixaram aqui? Uma boa adaptação começa na confiança que os pais e familiares têm na escola que essa criança ingressa para começar ali sua vida de corpo docente, será longa.
A confiança deve ser mútua e para isso a escola precisa de profissionais sensíveis que conheçam profundamente o desenvolvimento infantil e a palavra “compaixão”. O acolhimento deve acontecer de todos os lados: os pais acolhem a escola, a escola acolhe a criança, a escola acolhe os pais, os pais acolhem a criança,e assim pode acontecer o aval dos adultos para a vida social das crianças cheios de janelas abertas para o novo.
ADAPTAÇÃO ESCOLAR
Quando a criança chega pela primeira vez no ambiente escolar e tem que se separar da sua família, normalmente é um período difícil, marcado por ansiedades e insegurança tanto para elas como para seus pais e professores. O início das aulas é um período de adaptação muito importante, pois é o momento que a escola pode criar vínculos com a criança ou não, proporcionando-lhe segurança e tranquilidade para a incorporação no novo ambiente.
Algumas crianças encontram maiores dificuldades em separar-se emocionalmente e fisicamente de seus pais, sendo necessário estar ciente de que a família e a criança compartilham das mesmas ansiedades diante deste novo desafio, deve-se assim dar segurança e atenção para