Adaptando a realidade educacional do surdo nas escolas inclusivas de manaus-am
EDUCACIONAL DO SURDO NAS ESCOLAS
INCLUSIVAS DA CIDADE DE MANAUS.
Rosian Paiva Ramos Vieira1
Rita de Cássia A. de Souza2
RESUMO
Este artigo aborda como tema: Adaptando a realidade educacional do surdo nas escolas inclusivas da cidade de Manaus-AM e objetiva constatar a importância da língua utilizada pelo educando surdo no processo ensino-aprendizagem, principalmente analisar seu desenvolvimento no contexto sociocultural até seu ingresso no âmbito escolar. Através de um olhar mais abrangente, detectam-se necessidades reais desses educados, superando conceitos pré-formados quanto à sua educação, despertando na equipe pedagógica o interesse em se adequar aos novos modelos a partir das mudanças constitucionais, facilitando o processo de inclusão em escolas regulares. A pesquisa de natureza aplicada teve uma investigação de cunho qualitativo fenomenológico, pois se preocupou com a descrição direta da experiência tal como ela é. A observação assistemática e a entrevista estruturada foram os instrumentos de coleta de dados utilizado no estudo de caso.
Palavras-chave: Escolas Inclusivas. Surdo. Adaptação escolar.
1.INTRODUÇÃO
A educação no Brasil passa por grandes e significativas transformações com o gerenciamento de políticas voltadas a uma nova realidade social. Antes a exclusão das minorias era legitimada por leis reprodutoras das classes dominantes, influenciando diretamente a estrutura educacional.
A posição geográfica regional estabelece características importantes no modelo curricular das escolas. Sendo um país de profundas diferenças culturais e econômicas, marcado pela vasta dimensão de norte sul, torna-se essencial uma reflexão sobre o que precisa ser modificado na adaptação do currículo para a nova ordem que se apresenta no processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência auditiva e surdez.
O decreto 5.626/05 que regulamenta a lei n° 10.36/2002 dispõe sobre a inclusão de libras como disciplina