Adaptacao Do Texto CLIMA E AGRICULTURA 2
Torres da Universidade Estadual de Londrina – UEL (http://br.geocities.com/uel_climatologia/)
INTRODUÇÃO
Apesar dos recentes avanços tecnológicos e científicos, o clima ainda é a variável mais importante na produção agrícola. Isto ocorreu através das influências que o clima exerce sobre os estágios da cadeia de produção agrícola, incluindo, colheita, armazenagem, transporte e comercialização.
Qualquer sistema agrícola, é um ecossistema feito pelo homem, que depende do clima para funcionar de forma semelhante ao sistema natural. Os principais elementos que afetam a produção agrícola são os mesmos que influenciam a vegetação natural: entre eles estão a radiação solar, a temperatura e a umidade.
Esses parâmetros que vão determinar em larga escala a distribuição global dos cultivos e da pecuária; assim como a produção agrícola e a produtividade dos rebanhos dentro de uma zona climática.
Todos os cultivos apresentam seus limites climáticos para a produção econômica. O limite climático da soja por exemplo é de 3ºC.
Deve-se levar sempre em conta, que uma variável climática pode se modificar mediante outra variável.
Estão inter-relacionadas na influência que exercem sobre a lavoura. Também as variáveis diárias, sazonais e anuais.
Ao se considerar os ambientes climáticos, nos quais as lavouras se desenvolvem os micro-climas em torno da lavoura, é de vital importância, assim como no interior do solo e nas proximidades do terreno em que os cultivos crescem, que podendo ser bastante diferentes no ar logo acima.
A escolha da cultura a ser desenvolvida começam pelas características locais climáticas, uma vez que cada cultura depende de certo tipo de solo, calor, precipitação, umidade relativa, além da Sazonalidade. Outros fatores que são de suma importância e que estão vinculados ao clima são a luminosidade que influi na fotossíntese (a exposição da vertente em relação a radiação