Adam smith
Adam Smith
"A única beleza que tenho se encontra nos meus livros"
Quem foi Adam Smith?
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII, considerado o formulador da teoria econômica.
Smith foi o fundador do estudo sistemático e organizado da Economia e um dos principais pensadores na história humana.
Teorias do Liberalismo
Sua principal teoria baseava-se na idéia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.
Ele enfatizou que uma divisão apropriada da mãode-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação.
Smith captou os atributos fundamentais no sistema econômico que ainda não estavam completamente desenvolvidos na sua época:
1. Uma sociedade de pessoas competitivas à procura de lucro, que pudessem assegurar seu ordenado, fornecimento material, mediante o mecanismo autoregulador do mercado.
2. Este tipo de sociedade tende a acumular capital e, ao fazê-lo, estimula sua produtividade e riqueza.
Influências de Smith
As teorias econômicas de Adam Smith foram amplamente aceitas, e economistas famosos posteriormente utilizaram-nas em seus trabalhos.
Seus argumentos a favor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua influenciando até os dias de hoje.
Frases de Adam Smith
“ Impostos que visem a prevenir, ou mesmo reduzir a importação, são evidentemente tão destrutivos das rendas alfandegárias quanto a liberdade de comércio.”
“A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”
“No estágio adiantado da sociedade, portanto, são paupérrimas as pessoas que fazem comércio daquilo