Adam smith
Adam Smith e seu tempo
Século XVIII deixamos de ser passivos em relação à natureza - manipulação do ecossistema pelo homem .
Contexto histórico
- expansão colonial europeia – revolução técnica -1870
- aumento da população e meios de produção
- sistema comerciário e bancário
- surgimento de exércitos modernos
- divisão do trabalho
- revolução social pelo conhecimento de novos modos de produção
Testemunha expansão do império, independência dos EUA e Revolução Francesa. Seu mundo se origina na expansão colonial das monarquias, e o consequente conflito de interesses entre dominadores e dominados.
Para a manutenção dos impérios, as taxações cresciam e a insatisfação da burguesia com isso também, transferência para um sistema onde privilégios (cargos) são comprados e não mais hereditários,inserção do parlamento que representa os interesses burgueses dentro do Estado.
Ambiente intelectual das Academias, com mecenato monarca(patrocínio),faziam do homem “gentil”, utópico,ressentido contra a religião – desinteresse geral de alunos e mestres,acusados por Smith na riqueza das nações.
Posterior ao mercantilismo que pregava que o país que vence a guerra comercial é o que tem a balança favorável. Smith ,baseado em William Petty,retoma a argumentação do século XVII e diz que a riqueza é a posse de moeda e não mais trabalho.
Indústria na época não passando de artesanato, continente agrícola e pouco urbano. Inglaterra com as medidas absolutistas do período q que caracterizava a passagem do modo de produção feudal para o capitalista, sendo o chamado período de acumulação primitiva com suas medidas que buscavam não desalinhar interesses nobres e burgueses.
- leis de navegação
-enclosure acts - consequente êxodo rural
-leis dos pobres
-taxas protecionistas
Assegurando a propriedade privada
HISTÓRIA PESSOAL
Chega aos 28 anos em glasgow para lecionar lógica- interessa-se em conhecer melhor a situação da cidade