Adam Smith - Resumo Cap. IX
Djenan Magalhães Castro
Liliane Mara de Morais
Análise Crítica:
Os Lucros do Capital
Juatuba
2013
Análise Crítica
Capítulo IX
Os Lucros do Capital
Quando o capital de muitos comerciantes é aplicado ao mesmo negócio, naturalmente essa concorrência mútua tende a reduzir seus lucros.
O lucro oscila tanto pela variação do preço das mercadorias, ou pelos concorrentes. Se tornando impossível estabelecer com precisão a média dos lucros do capital, somente considerando o valor dos juros do dinheiro, que se tornam capazes de determinar a média do lucro.
Adotando a máxima de que quanto mais se ganha com uso do dinheiro mais se paga por ele e, quanto menos se lucra menos se paga. Podemos ter certeza de que o lucro do capital vai variar de acordo com a taxa de juros aplicados no país de acordo com a evolução dos juros do dinheiro nos leva a entender a evolução do lucro de capital.
Requer-se um capital maior para movimentar um negocio numa cidade grande do que um vilarejo, os grandes capitais empregados em cada ramo de negócio e o número de concorrentes ricos geralmente reduzem a taxa de lucro nas cidades grandes abaixo da taxa que se pode conseguir no campo.
Ao contrário dos salários do trabalhador costumam ser mais altos em uma cidade grande do que uma aldeia, em uma cidade próspera as pessoas que dispõem de grandes capitais a investir muitas vezes não conseguem ter a quantidade de trabalhadores de que necessitam e por isso concorrem entre si para conseguir a quantidade possível o que aumenta os salários e diminui os lucros do capital.
Nas regiões afastadas do país muitas vezes não há capital suficiente para empregar os trabalhadores nessa situação eles concorrem entre si para conseguir emprego o que faz baixar os salários e subir os lucros do capital.
O investimento do capital são nas melhores áreas e mais produtivas, à medida que a colônia se desenvolve, os lucros do capital diminuem gradualmente. Na