adadddasdadads

970 palavras 4 páginas
Na teoria da ciência da computação e teoria formal de linguagem, uma linguagem regular é uma linguagem formal que pode ser expressa usando expressões regulares. Note que os recursos das "expressões regulares" fornecidas com várias linguagens de programação são aumentada com características que as tornam capazes de reconhecer linguagens que não podem ser expressas por expressões regulares formais (como formalmente é definido abaixo).
Na hierarquia de chomsky, linguagens regulares são definidas para ser linguagens que são geradas por gramáticas tipo 3 (gramática regulares). Linguagens regulares são muito úteis na análise de entradas e no projeto de uma linguagem de programação.

Índice [esconder]
1 Definição Formal
2 Equivalência com outros formalismos
3 Resultados sobre a Complexidade
4 Propriedades de Fechamento
5 Decidindo se uma linguagem é regular
6 Linguagens Finitas
7 O número de palavras de uma linguagem regular
7.1 Teorema da iteração para linguagens regulares
8 Veja também
9 Referências
Definição Formal[editar]

A coleção de linguagens regulares sobre um alfabeto Σ é definida recursivamente seguindo as regras abaixo:
A linguagem vazia Ø é uma linguagem regular.
A linguagem cadeia vazia {ε} é uma linguagem regular.
Para cada a ∈ Σ (a pertence a Σ), a linguagem do conjunto unitário {a} é uma linguagem regular.
Se A e B são linguagens regulares, então A ∪ B (união), A • B (concatenação), e A* (Fecho de Kleene ou estrela) são linguagens regulares.
Nenhuma outra linguagem sobre Σ é regular.
Veja Expressão regular para ver a semântica e a síntaxe dessas operações. Note que os casos acima são consequências das regras da definição das expressões regulares.
Exemplos
Toda linguagem finita é regular. Outros exemplos típicos incluem a linguagem consistindo de todas as cadeias sobre o alfabeto {a,b} que contenham um número par de as, ou a linguagem consistindo de todas as cadeias da forma: vários as seguido por vários bs.
Um simples exemplo de

Relacionados