AD4 macro
2. (40 pontos) De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM), você espera que a velocidade da moeda seja maior em uma nação com nível de preços estável ou em um país com inflação alta?
3. (40 pontos) “A moeda é mais importante no sistema keynesiano que no sistema clássico.” Você concorda? Você afirmaria que o oposto é verdadeiro?
1. A moeda tem várias funções, e as seguintes são destacadas:
Em primeiro lugar, é um meio de troca, isto é, as pessoas estão dispostas a aceitá-la em troca de bens e serviços e, portanto, não há necessidade de haver coincidência mútua de desejos para que uma transação ocorra.
Em segundo lugar, serve como unidade de conta, e como tal os preços são cotados em unidades monetárias e não em relação a outros bens e serviços. Nestes dois papéis a moeda facilita o processo de troca.
Em terceiro lugar, a moeda é uma reserva de valor e, neste papel, é igual aos demais ativos financeiros. Quando as pessoas recebem dinheiro em troca de bens e serviços, não precisam gastá-lo imediatamente, porque ele mantém seu valor (exceto em períodos de inflação, quando deixa de ser usado como reserva de valor).
2. De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM), a inflação é aproximadamente igual à variação da quantidade de moeda existente na economia menos a variação no número de transações. Em um país com inflação alta, a oferta de moeda também a alta. Sabendo que a fórmula de Adam Smith é MV = PT, sendo M a quantidade de moeda disponível, V a velocidade de circulação desta moeda, P o preço de cada transação e T o total de transações efetuadas, nesse país inflacionado a velocidade da moeda será maior.
3. No sistema clássico o nível de atividade econômica e de emprego está determinado automaticamente pelas forças de mercado (é o que o economista clássico Adam Smith denominava mão invisível), então a quantidade de moeda existente na economia afeta apenas o nível